GESTAR II - CONSIDERAÇÕES
Todos os alunos envolvidos estão participando com entusiasmo. Os trabalhos apresentados pelos grupos estão sendo fixados no mural da escola.
Até o presente momento as atividades desenvolvidas tem sido muito proveitosa pois praticamente todas as atividades que serão trabalhadas pelos educandos são primeiramente desenvolvidas por nos cursista nas oficinas do Gestar, que tem si tornado de uma certa forma em um laboratório aonde de antemão é possível antecipa as dificuldades e êxitos a ser alcançados nas aulas.
O primeiro trabalho desenvolvido em sala de aula foi a elaboração de um gráfico aonde foi demonstrado a proporcionalidade da alimentação dos animais.
Houve na verdade um pouco de dificuldade em montar o gráfico comparativo a proporcionalidade de alimentos consumidos por animais de pequenos e grande porte em um mesmo cartaz. Optamos por separar os animais em dois grupos os de pequenos porte em um gráfico e os de grande porte em outro, mas mesmo assim foi percebido que o animal elefante trouxe muita dificuldade de encaixa-lo no gráfico devido a disparidade deste animal em relação aos demais.
Então, se torna bem mais prático e proveitoso trabalharmos animais que estão relacionados com a nossa fauna, e assim foi feito, e foi percebido um maior interesse pelos alunos em participar, pois os animais escolhidos foram aqueles que já são do conhecimento dos alunos e ao invés de usarmos os hábitos alimentares do tigre, urso e o elefante, optamos pelo gado de corte, gado de leite, a cabra e o porco, por estes estarem relacionados com o nosso cotidiano, e a disparidade de hábitos alimentares não seja tão astronômica como a do elefante x beija- flor.
A atividade que trata da orientação sobre confinamentos de bovinos ao meu ver foi muita proveitosa pois podemos trabalhar vários conceitos com porcentagem razão e proporção grandezas e medidas, alem de ser uma atividade próxima da realidade dos educandos pois a base da economia da região é a criação de gado de corte e de leite, embora a maioria dos criadores ainda criam no modelo extensivo o conteúdo foi muito pertinente e contextualizado.
A atividade sugerida para trabalhar a massa corpórea dos educandos foi executada com êxito embora alguns alunos se recusaram em participar por já se identificarem com acima do peso. Mas os alunos que ainda não sabiam passaram a ter a noção de como encontrar o seu IMC e se auto avaliarem.
O conteúdo que aborda imposto de renda e porcentagem em se não despertou muito interesse nos alunos e alguns até se sentiram excluídos pois falam em cifrões que estão distantes de seus contextos pois os alunos oriundos desta comunidade são todos sem exceção dependentes dos programas assistencialistas do Governo Federal e não condizem com a realidade dos educandos.
A meu ver todas as situações problemas que poderem ser contextualizas com a realidade de nossos educandos produzirá com certeza um efeito positivo no ensino aprendizagem dos educandos. Mas cabe também a nos professores estarmos atentos a aceitação ou empatia dos alunos e sempre estarmos aptos a novos desafios e buscando adequar os conteúdos propostos pelos livros didáticos e pcns à realidade de nossos educandos.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Professor Luiz, parabéns por essa ideia de mostrar a sua jornada de trabalho na nossa Serra do Ramalho.
ResponderExcluirUm forte abraço, ficou perfeito esse Blog.
Breno Farley!