III Festa da Consciência Negra/ Água Fria - Serra do Ramalho BA

III Festa da Consciência Negra/ Água Fria - Serra do Ramalho BA
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos .São dotados de razão e conciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

ÁGUA FRIA/ SERRA DO RAMALHO

ÁGUA FRIA/ SERRA DO RAMALHO
aluno da Escola de Nossa Senhora de Fátima, àgua Fria em Serra do Ramalho Bahia

SEJAM BEM VINDOS!!!!!!!

SEJAM BEM VINDOS!!!!!!!
PODE ESPIAR A VONTADE!!!!!!!!!!!!

ESTA É A VISTA DA ÁGUA FRIA

ESTA É A VISTA DA ÁGUA FRIA
RIO SÃO FRANCISCO, NA INTIMIDADE: VELHO CHICO!

disfile gincana estudantil

disfile gincana estudantil

SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG DA COMUNIDADE DE ÁGUA FRIA!

O OBJETIVO DESTE BLOG É DILVULGAR TEXTOS E FOTOS QUE MOSTRAM A NOSSA REALIDADE!
REGISTRAMOS TAMBÉM AQUI AS NOSSAS DATAS COMEMORATIVAS;
AQUI ESTÃO FOTOS DOS ALUNOS QUE ESTUDAM NA ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA:
TEMOS LINKS PARA PESQUISAS ESTUDANTIS E MUITO MAIS!!!!!!

QUE SALTO!

QUE SALTO!

GAROTAS DE ÁGUA FRIA

GAROTAS DE ÁGUA FRIA

opa!

opa!

E a cana !!!

E a cana  !!!

alunos da escola

alunos da escola

Escola

Escola

Tarefa realizada

Tarefa realizada

Alunos da escola Nossa Senhora de Fátima

Alunos da escola Nossa Senhora de Fátima

PROFESSORA DELMAIR

PROFESSORA DELMAIR

PASSEIO

PASSEIO

CAMINHADA ECOLÓGICA

CAMINHADA ECOLÓGICA

Páginas

O POVOADO DE ÁGUA FRIA TAMBÉM É DIGNO DE ÁGUA POTÁVEL!!!!

Powered By Blogger

ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Eis aqui um povo feliz!

Eis aqui um povo feliz!

Os alunos do sexto ano.

Os alunos do sexto ano.

Aline

Aline

Bruno

Bruno

alunos do sétimo ano em aula de matemática

alunos do sétimo ano em aula de matemática

Dia das Mães em àgua Fria!

Dia das Mães em àgua Fria!

Professora Delmair: Queremos agua potável em Água Fria!

Professora Delmair: Queremos agua potável em Água Fria!

Educar é um ato de amor!!!

Educar é um ato de amor!!!

Professora Ana na luta pela uma água potável para a comunidade

Professora Ana na luta pela uma água potável para a comunidade

Professora Luciana, no passeio ecológico

Professora Luciana, no passeio ecológico

Professor Samuel

Professor Samuel

LUIZ ROCHA e mangueira centenária

LUIZ ROCHA e mangueira centenária

passeio ecológico

passeio ecológico

ás márgens do Velho Chico

ás márgens do Velho Chico

As gatinhas de Agua Fria

As gatinhas de Agua Fria

Professor pesqusador

Professor pesqusador

SALTO MORTAL!

SALTO MORTAL!
EM ÁGUA FRIA NO RIO SÃO FRANCISCO

terça-feira, 8 de novembro de 2011

GESTAR II- MATEMÁTICA / POVOADO DE ÁGUA FRIA

GESTAR II - CONSIDERAÇÕES

Todos os alunos envolvidos estão participando com entusiasmo. Os trabalhos apresentados pelos grupos estão sendo fixados no mural da escola.
Até o presente momento as atividades desenvolvidas tem sido muito proveitosa pois praticamente todas as atividades que serão trabalhadas pelos educandos são primeiramente desenvolvidas por nos cursista nas oficinas do Gestar, que tem si tornado de uma certa forma em um laboratório aonde de antemão é possível antecipa as dificuldades e êxitos a ser alcançados nas aulas.
O primeiro trabalho desenvolvido em sala de aula foi a elaboração de um gráfico aonde foi demonstrado a proporcionalidade da alimentação dos animais.
Houve na verdade um pouco de dificuldade em montar o gráfico comparativo a proporcionalidade de alimentos consumidos por animais de pequenos e grande porte em um mesmo cartaz. Optamos por separar os animais em dois grupos os de pequenos porte em um gráfico e os de grande porte em outro, mas mesmo assim foi percebido que o animal elefante trouxe muita dificuldade de encaixa-lo no gráfico devido a disparidade deste animal em relação aos demais.
Então, se torna bem mais prático e proveitoso trabalharmos animais que estão relacionados com a nossa fauna, e assim foi feito, e foi percebido um maior interesse pelos alunos em participar, pois os animais escolhidos foram aqueles que já são do conhecimento dos alunos e ao invés de usarmos os hábitos alimentares do tigre, urso e o elefante, optamos pelo gado de corte, gado de leite, a cabra e o porco, por estes estarem relacionados com o nosso cotidiano, e a disparidade de hábitos alimentares não seja tão astronômica como a do elefante x beija- flor.
A atividade que trata da orientação sobre confinamentos de bovinos ao meu ver foi muita proveitosa pois podemos trabalhar vários conceitos com porcentagem razão e proporção grandezas e medidas, alem de ser uma atividade próxima da realidade dos educandos pois a base da economia da região é a criação de gado de corte e de leite, embora a maioria dos criadores ainda criam no modelo extensivo o conteúdo foi muito pertinente e contextualizado.
A atividade sugerida para trabalhar a massa corpórea dos educandos foi executada com êxito embora alguns alunos se recusaram em participar por já se identificarem com acima do peso. Mas os alunos que ainda não sabiam passaram a ter a noção de como encontrar o seu IMC e se auto avaliarem.
O conteúdo que aborda imposto de renda e porcentagem em se não despertou muito interesse nos alunos e alguns até se sentiram excluídos pois falam em cifrões que estão distantes de seus contextos pois os alunos oriundos desta comunidade são todos sem exceção dependentes dos programas assistencialistas do Governo Federal e não condizem com a realidade dos educandos.
A meu ver todas as situações problemas que poderem ser contextualizas com a realidade de nossos educandos produzirá com certeza um efeito positivo no ensino aprendizagem dos educandos. Mas cabe também a nos professores estarmos atentos a aceitação ou empatia dos alunos e sempre estarmos aptos a novos desafios e buscando adequar os conteúdos propostos pelos livros didáticos e pcns à realidade de nossos educandos.

Um comentário:

  1. Professor Luiz, parabéns por essa ideia de mostrar a sua jornada de trabalho na nossa Serra do Ramalho.
    Um forte abraço, ficou perfeito esse Blog.
    Breno Farley!

    ResponderExcluir