HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS
“o ensino de história envolve relações e compromisso histórico, de caráter cientifico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com construção de uma identidade social pelo estudante, relacionada ás complexidades inerentes á realidade com que convive” ( PCNs vol. 5, p.33)
O ensino de História nas séries iniciais do ensino Fundamental pode desempenhar um papel importante na configuração da identidade do educando, ao incorporar a reflexão sobre a atuação do individuo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturas, valores e com gerações do passado e do futuro.
A contribuição mais relevante de aprendizagem da história é propiciar à criança situar-se na sociedade contemporânea para melhor compreendê-la. Assim, sendo o tempo histórico pode ser compreendido pela criança como objeto da cultura em toda sua complexidade, ultrapassando sua apreensão a partir das vivencias pessoais. Pois a apreensão de noções do tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discerni os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive.
Do ponto de vista da formação histórica da criança a questão da cidadania envolve escolhas pedagógicas especificas para que ele possa conhecer e distinguir diferentes concepções históricas acerca dela, partindo da genealogia de sua família e da história local delineadas em diferentes épocas.
A história ensinada na escola era apenas um instrumento de reprodução dos valores das camadas dominantes. Nos últimos anos o ensino de história passou a ser questionado dando maior ênfase a construção de uma identidade social pelo estudante. É fundamental a percepção de que o “eu’ e o “nos” são distintos de outros tempos que viviam, compreendiam o mundo, trabalhavam, vestiam-se e se relacionavam de outra maneira. O aluno terá mais facilidade em compreender o processo histórico se o professor partir dos problemas locais em que ele está inserido, fazendo relação destes com situações regionais, nacionais e mundiais.
Trabalhar com temas voltados para a identidade social do educando, constitui uma escolha pedagógica que pode contribuir de forma significativa para que os mesmos desenvolvam competências e habilidades que lhes permitam a consolidação da formação da cidadania .
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
POSTADO POR: LUIZ ROCHA
ResponderExcluir