III Festa da Consciência Negra/ Água Fria - Serra do Ramalho BA

III Festa da Consciência Negra/ Água Fria - Serra do Ramalho BA
Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos .São dotados de razão e conciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

ÁGUA FRIA/ SERRA DO RAMALHO

ÁGUA FRIA/ SERRA DO RAMALHO
aluno da Escola de Nossa Senhora de Fátima, àgua Fria em Serra do Ramalho Bahia

SEJAM BEM VINDOS!!!!!!!

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PODE ESPIAR A VONTADE!!!!!!!!!!!!

ESTA É A VISTA DA ÁGUA FRIA

ESTA É A VISTA DA ÁGUA FRIA
RIO SÃO FRANCISCO, NA INTIMIDADE: VELHO CHICO!

disfile gincana estudantil

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SEJAM BEM VINDOS A ESTE BLOG DA COMUNIDADE DE ÁGUA FRIA!

O OBJETIVO DESTE BLOG É DILVULGAR TEXTOS E FOTOS QUE MOSTRAM A NOSSA REALIDADE!
REGISTRAMOS TAMBÉM AQUI AS NOSSAS DATAS COMEMORATIVAS;
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QUE SALTO!

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GAROTAS DE ÁGUA FRIA

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opa!

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E a cana !!!

E a cana  !!!

alunos da escola

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Escola

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Tarefa realizada

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Alunos da escola Nossa Senhora de Fátima

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PROFESSORA DELMAIR

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PASSEIO

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CAMINHADA ECOLÓGICA

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O POVOADO DE ÁGUA FRIA TAMBÉM É DIGNO DE ÁGUA POTÁVEL!!!!

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ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

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Eis aqui um povo feliz!

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Os alunos do sexto ano.

Os alunos do sexto ano.

Aline

Aline

Bruno

Bruno

alunos do sétimo ano em aula de matemática

alunos do sétimo ano em aula de matemática

Dia das Mães em àgua Fria!

Dia das Mães em àgua Fria!

Professora Delmair: Queremos agua potável em Água Fria!

Professora Delmair: Queremos agua potável em Água Fria!

Educar é um ato de amor!!!

Educar é um ato de amor!!!

Professora Ana na luta pela uma água potável para a comunidade

Professora Ana na luta pela uma água potável para a comunidade

Professora Luciana, no passeio ecológico

Professora Luciana, no passeio ecológico

Professor Samuel

Professor Samuel

LUIZ ROCHA e mangueira centenária

LUIZ ROCHA e mangueira centenária

passeio ecológico

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ás márgens do Velho Chico

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As gatinhas de Agua Fria

As gatinhas de Agua Fria

Professor pesqusador

Professor pesqusador

SALTO MORTAL!

SALTO MORTAL!
EM ÁGUA FRIA NO RIO SÃO FRANCISCO

sexta-feira, 28 de maio de 2010

História nas séries iniciais

HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS

“o ensino de história envolve relações e compromisso histórico, de caráter cientifico, com reflexões que se processam no nível pedagógico e com construção de uma identidade social pelo estudante, relacionada ás complexidades inerentes á realidade com que convive” ( PCNs vol. 5, p.33)

O ensino de História nas séries iniciais do ensino Fundamental pode desempenhar um papel importante na configuração da identidade do educando, ao incorporar a reflexão sobre a atuação do individuo nas suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades, sua participação no coletivo e suas atitudes de compromisso com classes, grupos sociais, culturas, valores e com gerações do passado e do futuro.
A contribuição mais relevante de aprendizagem da história é propiciar à criança situar-se na sociedade contemporânea para melhor compreendê-la. Assim, sendo o tempo histórico pode ser compreendido pela criança como objeto da cultura em toda sua complexidade, ultrapassando sua apreensão a partir das vivencias pessoais. Pois a apreensão de noções do tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discerni os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive.
Do ponto de vista da formação histórica da criança a questão da cidadania envolve escolhas pedagógicas especificas para que ele possa conhecer e distinguir diferentes concepções históricas acerca dela, partindo da genealogia de sua família e da história local delineadas em diferentes épocas.
A história ensinada na escola era apenas um instrumento de reprodução dos valores das camadas dominantes. Nos últimos anos o ensino de história passou a ser questionado dando maior ênfase a construção de uma identidade social pelo estudante. É fundamental a percepção de que o “eu’ e o “nos” são distintos de outros tempos que viviam, compreendiam o mundo, trabalhavam, vestiam-se e se relacionavam de outra maneira. O aluno terá mais facilidade em compreender o processo histórico se o professor partir dos problemas locais em que ele está inserido, fazendo relação destes com situações regionais, nacionais e mundiais.
Trabalhar com temas voltados para a identidade social do educando, constitui uma escolha pedagógica que pode contribuir de forma significativa para que os mesmos desenvolvam competências e habilidades que lhes permitam a consolidação da formação da cidadania .

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